Implantação

Projeto de Animação Missionária da Pastoral do Dízimo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Projeto de Animação Missionária da Pastoral do Dízimo Justificativa:

O Dízimo é uma pastoral, cuja finalidade é a construção da Igreja de Jesus Cristo,  dentro dos princípios evangélicos  da solidariedade e da partilha. Trata-se de criar uma nova consciência que leve os católicos a participar da Igreja, colocando em forma de partilha, seus talentos, suas energias, seu tempo e seus bens a serviço do Reino de Deus, conforme as palavras de Paulo a Filemon: “Todos os bens devem servir a Jesus Cristo (Filemon, v.6). Por isto a animação da pastoral do dízimo é um verdadeiro trabalho missionário.
O Meac tem assumido esta missão e, desde 1982 tem colhido, com a graça de Deus, frutos abundantes.
Agora quando a Igreja do Brasil e de outros países despertam com mais intensidade a implantação ou a reanimação da Pastoral do Dízimo, cabe ao nosso grupo renovar seu ardor missionário neste campo tão importante para a vida da Igreja.
Desejando corresponder ao Projeto de Deus e aos apelos da Igreja, o Meac assume alguns compromissos para que o serviço missionário da animação da Pastoral do Dízimo seja mais eficaz.

 

I – Formação dos Missionários Animadores da Pastoral do Dízimo

  1. Os Missionários que têm vocação e os dotes necessários para a realização deste trabalho deverão ser preparados adequadamente, tendo em vista a comunicação e sobretudo, o conteúdo da  sua pregação. Para tanto serão convidados a participar de encontros, cursos de atualização bíblica, teológica, liturgia, pastoral, bem como se comprometerão a ler e estudar individualmente assuntos que aprimorem sua formação missionária.

  2. Como ninguém pode transmitir o que não possui, os missionários deverão cada vez mais se aperfeiçoar espiritualmente, alimentando a comunhão com Deus na oração e na vida sacramental.

  3. A equipe se reunirá periodicamente para momentos de oração, aprofundamento, bem com para revisão e planejamento dos seus trabalhos.

  4. Todo missionário que assume a animação da Pastoral do Dízimo passará por um “período de experiência”, durante dois anos, ou conforme avaliação da Coordenação. Após este período de experiência, o missionário que for aprovado se tornará efetivo, podendo assumir sozinho compromissos a nível de paróquias ou dioceses.

II - A Missão
A Pastoral do Dízimo é uma Missão e como toda missão, para ser bem sucedida, deve ter três momentos:  a) a pré-missão;  b) a missão e  c) a pós-missão.

A PRÉ-MISSÃO:
Na implantação ou na reanimação da Pastoral do Dízimo, a pré-missão é todo trabalho que é preciso fazer antes da Celebração da Partilha.

  1. Levantamento dos dados da paróquia,

  2. Contatos com o pároco e coordenadores da pastoral,

  3. Envio de material,

  4. Motivação dos agentes da pastoral,

  5. Formação da equipe de pastoral do dízimo, etc.

Os missionários que assumem o trabalho numa paróquia devem fazer todos os contatos necessários, com todos os meios disponíveis e até fazer visitas pessoais, promovendo encontros para que uma boa organização garanta o êxito do trabalho da pastoral do dízimo.
Poderia ser organizada uma equipe, de preferência com membros do Instituto Meac, para realizar este trabalho de preparação.

A MISSÃO
A Celebração da Partilha é  uma verdadeira missão, um momento forte na vida da comunidade, uma hora de graça, uma oportunidade única de evangelização sobre o sentido do dízimo na vida da Igreja. O trabalho deverá ser feito com verdadeiro espírito missionário, dando com alegria o máximo que o missionário pode oferecer, confiando o resto à graça de Deus. Antes da Celebração da Partilha, o missionário reunirá as equipes responsáveis para a preparação final.

PÓS-MISSÃO
Trata-se da continuidade do trabalho. O missionário se torna responsável pela comunidade à qual foi enviado, e como Paulo Apóstolo, deve manter um contato permanente com ela. Aproveitando os dados levantados na ficha da paróquia, deve enviar mensagens nos momentos mais oportunos, telefonar, informar-se do andamento da pastoral e fazer-se presente quando solicitado para um trabalho de revisão ou de reanimação.

Conclusão
A animação missionária da Pastoral do Dízimo representa uma característica marcante do Meac. É a atividade que o faz  conhecido e procurado, pois muitos pastores e fiéis da nossa Igreja confiam nos frutos deste trabalho.
Cabe a nós zelar pelo nome do Meac e não decepcionar aqueles que depositam em nós e no nosso trabalho a sua confiança. É uma missão que nos compromete profundamente e exige a nossa dedicação total.
Que a graça do Senhor esteja conosco e Maria, a Estrela da Evangelização e Mãe da Igreja, nos acompanhe sempre.


Equipe de Animação Missionária da Pastoral do Dízimo:

Feira de Santana - BA: Raimundo Vieira Santos e Mônica – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Dias D’Ávila – BA: (Bruno) Domenico Rossi e Marilene - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Niteroi – RJ: Joaquim Accioly e Dionaura - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
São José dos Campos – SP: José Antonio Fonseca e Sara - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Assis – SP: Wagner Menezes e Célia - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
São Paulo – SP: Adroaldo Uberti e Érika - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Alvino José Costa e Dalva - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Antoninho Tatto - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Sede: Rua Américo Brasiliense, 891 Cep: 04715-003 Chacara Santo Antonio São Paulo – SP
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., tel: 11 2802-7205