Implantação

Dízimo - Projeto Missionário - MEAC

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 


PROJETO MISSIONÁRIO DA PASTORAL DO DÍZIMO DO MEAC

O Dízimo é sinal de maturidade cristã, compromisso de fidelidade com Deus, com a Igreja e com os pobres.

O  Meac desenvolve um trabalho de Animação Missionária sobre o Dízimo nas Dioceses e Paróquias, com a finalidade de levar a Igreja à auto-sustentação, utilizando estratégias próprias, com o objetivo de “ levar todos os fiéis a uma participação concreta na construção do Reino de Deus”.

OBJETIVO GERAL

Despertar a consciência e a co-responsabilidade de cada fiel , pela sua Diocese, através de sua Paróquia ou Comunidade, como sinal de gratidão, doação e serviço a Deus e à Igreja, descobrindo as três grandes dimensões do dízimo: a Dimensão Religiosa, Social e Missionária.
-Dimensão Religiosa: Toda a preocupação da Igreja em expandir a fé, levando todo o povo à adoração, louvor e agradecimento a Deus.
-Dimensão Social: A preocupação com os mais necessitados, acolher Jesus nos pobres, num trabalho permanente de promoção social.
-Dimensão Missionária: A preocupação com a proposta missionária da Igreja, levando a experiência de fé em Jesus Cristo a todos os povos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Ajudar as Dioceses a implantarem o dízimo segundo a Palavra de Deus e orientações da Igreja;
-Onde já existe o sistema do dízimo implantado, ajudar a fortalecê-lo;

ESTRATÉGIAS

-Promover um encontro entre os Padres e o Bispo, para que haja unidade na forma de captação de recursos necessários para a manutenção da Igreja local, e estabelecer ou conhecer as normas da Diocese quanto à Pastoral do dízimo.
-Promover encontros Diocesanos com representantes de todas as Paróquias e Comunidades, dando uma visão panorâmica da Pastoral do Dízimo,e destacando sua importância e relação com as demais Pastorais, dentro da Pastoral de conjunto.
-Formar uma Equipe Diocesana composta por representantes de cada Paróquia ou áreas, conforme a estrutura própria de cada Diocese.

-Estabelecer um cronograma de implantação do dízimo em cada Paróquia, promovendo em cada uma, um encontro de formação da Pastoral do Dízimo com todas as lideranças.
-Formar em cada Paróquia e Comunidade uma Equipe Missionária da Pastoral do dízimo. -Realizar a “Celebração da Partilha” em todas as Missas das Paróquias celebradas nos finais de semana, visando o despertar do tema dízimo junto a todo povo.

LINHAS DE AÇÃO

-Produzir, através de “O Recado Editora” , subsídios de formação permanente tais como:
.Livros de formação das lideranças.
.Livros de Conscientização para as famílias.DVD sobre o dízimo para formação de lideranças .
 Cd’s com músicas com o tema “Dízimo”, uma Missa completa.

. “Revista Calendário” sobre o Dízimo para as paróquias distribuírem às famílias.

 Incentivar a criação de um Boletim Paróquial ou orientar na inclusão do tema “dízimo”onde já existe.
-Ajudar as Dioceses e Paróquias a implantar um sistema de Administração visando o controle Administrativo, Financeiro e Pastoral.

 Antoninho Tatto