Formação Missionária

Papa João Paulo II beatificou os protomartires do Brasil

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Em 05 de março de 2000, o papa João Paulo II beatificou os protomartires do Brasil (protomartires por serem os primeiros a derramar o próprio sangue pela fé católica que professavam).

Diz-nos a história que, em 16 de junho de 1645, o padre André de Soveral e outros 70 fiéis foram cruelmente mortos por mais de 200 soldados holandeses.

Três meses depois, aconteceu outro martírio, onde 80 pessoas foram mortas por holandeses, entre elas, o roceiro MATEUS MOREIRA, que teve o coração arrancado pelas costas, enquanto repetia a frase: LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO...!!!!

Este morticínio aconteceu na Comunidade Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, a 18 km de Natal, litoral do Rio Grande do Norte.
Registro esse fato no item formação para que todos nós, brasileiros católicos, tenhamos UM NORTE ! Quando alguém falar mal do Brasil, da Igreja da América Latina, possamos apresentar nossos santos (por enquanto oficialmente apenas um : São Frei Galvão. Como temos muitos beatos, esperamos em Deus que o Papa Francisco, atento ao nosso coração possa canonizar mais alguns.
Portanto, façamos como Mateus Moreira, ainda que arrancando-nos o coração, possamos afirmar pela alma: Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

José Antonio Fonseca (do livro Segredo das Palavras - de Fausto Santa Catarina)