Reflexões

Pesquisar

Últimas Reflexões

14 Janeiro 2019
07 Janeiro 2019
30 Dezembro 2018
24 Dezembro 2018
17 Dezembro 2018
09 Dezembro 2018
03 Dezembro 2018
26 Novembro 2018
19 Novembro 2018

DEUS NÃO É DEMOCRÁTICO

Você se assustou com o título? Eu também. Mas essa afirmativa surgiu durante uma conversa informal entre um padre, meu amigo, e eu. Discutíamos a pretensa democracia que muitos “sonham” para a Igreja. Não estou autorizado a citar o nome do meu interlocutor, mas não teria problemas se o fizesse. O essencial é trazer a público algumas pinceladas desse nosso diálogo, cuja motivação maior foi uma rápida análise da insensibilidade de muitos sobre a fé cristã e sua doutrina.

Deus não é democrático, nem ditador... Deus é Absoluto. Essa definição, por si só, dispensa qualquer outro adjetivo. Como verdade absoluta, a onisciência divina é plena. Não há como forçá-la a se adaptar aos escusos interesses das facções que nos dividem. Democracia diz respeito à soberania do povo e à divisão equitativa dos poderes, em conformidade com a vontade popular. Não se exige de Deus uma postura tipicamente humana.

Assim, por extensão dessa verdade, sua doutrina também é absoluta. Imutável, soberana, mas nunca transitória. Ainda por extensão (e aqui muitos irão chiar) a doutrina da Igreja, aprimorada e revelada por Jesus, possui as mesmas características, posto ser ela uma Revelação Divina, o braço da Vontade de Deus, a Lei de Deus... Para esta nenhuma assembléia “constituinte”, nenhum artifício humano terá efeito alterador ou acréscimos, ou subtrações que a adaptem à vontade popular. Só a pregação de Cristo é que teve efeito purificador sobre a Lei confusa e exacerbada do passado, para promulgá-la em definitivo através de sua doutrina. “Se fosse dada uma Lei que pudesse vivificar, em verdade a justiça viria pela Lei, mas a Escritura encerrou tudo sob o império do pecado, para que a promessa mediante a Fé em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem” (Gal 3,21-22).

Essa é a verdade da fé cristã. Nada se acrescenta a ela. Não há porque exigirmos da Igreja, herdeira da Verdade, mudanças que nos satisfaçam por uma razão ou outra. Nela não cabe a democracia humana, posto ser esta falível e transitória no ponto de vista da perfeição que a Fé nos exige. Não podemos questionar a voz da Igreja, quando esta se posiciona contra o aborto, a eutanásia, a sexualidade permissiva, o materialismo, as manipulações genéticas e tantas outras distorções que são próprias da fraqueza humana diante do absolutismo das verdades divinas. “Mas aquele que pratica a verdade, vem para a luz. Torna-se assim claro que as suas obras são feitas em Deus” (Jo 3,21).

Ser democrático não é buscar caminhos fáceis. Nossa democracia é um exercício de poder submisso à coerência da vida em plenitude, que a Lei de Deus - e não a dos homens - nos oferece. Se a Igreja nos aponta um caminho diferente daquele que o mundo e as facilidades da vida dissoluta comumente nos oferecem, é porque ela é a guardiã única da plenitude que só a Fé proporciona. Tudo mais é falível e transitório, quando longe dessa verdade. “Mais facilmente, porém, passará o céu e a terra, do que se perderá uma só letra da lei” (Lc 16, 17). O mundo dos homens é finito, mas a doutrina de Deus ecoa no infinito e perdura na Eternidade.

Democracia, portanto, é um anseio tipicamente humano. Mas requer cuidados. Não façamos desse exercício de poder uma faca de dois gumes; um instrumento capaz de satisfazer interesses pessoais ou corporativos, que nos agradam circunstancialmente, mas são contrários à voz da própria consciência. Ouçamos com mais respeito à voz da Igreja, se quisermos nos dizer cristãos de verdade. Caso contrário, siga seu próprio caminho; você é livre para escolher entre a bênção e a maldição, o caminho largo e o estreito. Você é democrata. Enquanto, para mim, a verdadeira democracia continua sendo aquela que busca a perfeição. Perfeição que é Deus.

WAGNER PEDRO MENEZES
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.